25 de abril de 2013

Traçando Livros: "Aonde a Gente Vai Papai?" Jean-Louis Fournier

Aonde a gente vai, papai?
Titulo: Aonde a gente vai papai?
Autor: Jean-Louis Fournier
Editora: Intrínseca
Avaliação
Jean-Louis Fournier teve dois fins do mundo. É como o autor, elogiado pela Academie Goncourt e pela mídia francesa, caracteriza a dor de, por duas vezes, perceber a deficiência incontornável de dois filhos, logo após experimentar o êxtase de descobrir-se pai.
"Aonde a Gente Vai, Papai?" é a pergunta, repetida incansavelmente, que uma das crianças faz sempre que entra em um carro. Seria normal, se a pergunta não se repetisse por mais de dez anos. Seus dois "passarinhos", os irmãos Thomas e Mathieu, jamais aprenderiam a ler, jamais compartilhariam com o pai as aventuras de um personagem de história em quadrinhos.
Fournier mostra que o riso é quase proibido àqueles que convivem com a tragédia; que é pecado fazer graça de um filho lambuzado - algo que diverte os que acompanham o desenvolvimento normal das crianças. Fazer piadas torna-se um passaporte para o inferno. Como se ele já não estivesse na Terra!
Sem medo de mostrar a fraqueza demasiado humana e o sentimento ambíguo que o levam a, por vezes, odiar aquelas eternas crianças, o autor só gostaria de ouvir os filhos se gabarem dele por terem um pai que cria desenhos animados e histórias que muitos outros não fazem. Mas Thomas e Mathieu não entendem seus desenhos nem leem suas fábulas. Essa experiência paterna é relatada por Fournier sem apelo, com franqueza e ternura singulares.
 Opinião do leitor: Não sei por onde começar, acho que até hoje foi um dos melhores livros que eu já li (perdendo apenas para A menina que roubava livros). é um livro forte e ao mesmo tempo recheado de humor negro. Como todos devem pensar, ter filhos deficientes não é fácil  e o autor explica exatamente como se sente em relação ao seus dois ''fins do mundo'' como eles descreve o seus filhos.

Um livro/carta, como eu gosto de chamar, transmite todo um acumulado de sentimentos de uma unica vez aos seus filhos, um belo livro, forte, doce e acima de tudo impressionante. Vale a pena ser lido, garanto que não perderá o seu tempo.

Um comentário:

  1. Oi Leo,
    Eu ainda não conhecia este livro e pelo que você escreveu, parece ser muito bom, só acho que não estou no momento de livros assim... últimamente preciso de livros mais leves... mas adorei a indicação... quem sabe eu ainda leio!!!
    Parabéns pelo seu cantinho, já estou seguindo!!!
    Beijos
    http://www.coracaodetinta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir